Responsável pela secção de escalada, esteve em formação na Figueira da Foz

Entre os dias 5 e 8 de fevereiro, o Clube de Montanha da Figueira da Foz com o apoio da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME), promoveu o Curso de Treinadores de Escalada Nível II, para a modalidade de Escalada em Bloco na vertente de competição para jovens, onde marcou presença o treinador da equipa de competição dos Montanheiros, António Soares.

Conforme refere a organização, após a realização deste evento, “o sentimento geral entre todos os participantes foi de uma grande partilha de conhecimentos de parte a parte. Conseguiu-se depreender que existe uma grande caminhada a percorrer, no entanto, algo de muito positivo acontece após estes momentos, mais pessoas tomam consciência do compromisso para com processo de aprendizagem dos atletas. Sem dúvida que estamos ainda longe (das outras seleções), mas existe um potencial nos jovens atletas que deve ser aproveitado e, são eles, que irão dar garantias da aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos neste curso. 

No fim da formação, ao ser discutida a importância da realização deste evento, a conclusão é de que a passagem do formador Udo Neumann (selecionador da equipa alemã de escalada de bloco), pelo nosso país foi um momento especial de grande partilha de conhecimentos que certamente irá contribuir e ajudar, na preparação dos atletas dos diferentes clubes a nível nacional. É importante referir, que o próprio Udo Neumann salientou que o grupo de treinadores que esteve presente é bastante competente e que não irá demorar muito em verificar os resultados do seu trabalho. Abrem-se assim novas portas para que esta aposta não seja em vão, a participação mais assídua em mais provas do calendário internacional e também, na sistematização de estágios a nível nacional e mesmo internacional farão que os nossos atletas estejam melhor preparados para o contexto de competição.  Os benefícios desta formação não foram só os conhecimentos imbuídos da parte do formador, mas sim, a partilha de experiências e vivências dos treinadores presentes que fizeram crescer um excelente grupo de trabalho. Em suma, os intervenientes experienciaram algo de muito positivo com esta ação”.

Para o treinador dos Montanheiros, António Soares, esta foi uma experiência única e que se refletirá já nos próximos tempos, na preparação dos seus atletas para as próximas competições nacionais e para o Campeonato da Europa de blocos – Jovens, evento que se realizará pela primeira vez no nosso pais na vila de Soure, Distrito de Coimbra, em Maio e na qual há grandes expectativas de uma presença açoriana.