“Geotour Azores”

Será publicada, a 7 de abril, a GeoTour AZORES a segunda geotour existente na Península Ibérica e maior GeoTour do planeta Terra!

Este projecto de Geocaching, que terá, inicialmente, a vigência de um ano, tem por objetivo “conduzir” o turista visitante às ilhas dos Açores, para que fique a conhecer melhor a realidade de cada uma das ilhas visitadas, sendo “conduzido” neste processo através do Geocaching. Desta forma a ficará a conhecer melhor os principais locais de interesse turístico, bem como algumas dos “temas” que caracterizam a “alma” de cada ilha açoriana.

Deste projecto de Geocaching, fazem parte 170 “objectivos”, que constam do passaporte (virtual) associado a esta geotour, sendo 150 caixas constantes da listagem base, mais 20 caixas “Joker”, distribuídas por todas as nove ilhas deste arquipélago.

Os turistas/geocachers que pretendem aderir a esta geotour, poderão consultar o site desta geotour ou o “passaporte”. Cada geocacher só poderá levantar um único passaporte e participar, nesta geotour, uma única vez.

A equipe organizadora contemplou, nas regras, a possibilidade, dos geocachers que já encontraram caches desta geotour, existentes anteriormente à sua publicação, poderem participar nesta geotour, sem terem que voltar a realizar as caches que já haviam encontrado.

A realização da GeoTour permite aos geocachers que atinjam os objectivos fixados (totalidade da geotour; 50% da Geotour ou completar um grupo de ilhas) o ganho de prémios. Foi privilegiada nesta geotour a deslocação às ilhas “mais pequenas”, sendo sempre necessário, para se atingir, qualquer prémio, a deslocação a pelo menos duas ilhas do arquipélago dos Açores.

Fazem parte deste roteiro de geocaches, caches de vários formatos, nomeadamente: caches tradicionais, caches multi-caches e enigmas (simples) e earthcaches, pertencentes a um total de dezoito geocachers colaborantes com este projeto. A participação do geocacher nesta geotour permitirá obter o atributo “geoTour” de Geocaching.

Este projecto de Geocaching foi elaborado, a convite da Direcção Regional do Turismo, desde agosto de 2015, por uma equipe de geocachers liderada por Luis Machado (aka Palhocosmachado) e Pedro Almeida (aka Pedro.b.almeida), em conjunto com mais 16 geocachers (dois por cada ilha) em parceria com a Direcção Regional do Turismo (através da Delegação de Turismo de S. Miguel). Integram, também, este projeto várias outras entidades, nomeadamente: a Direcção Regional da Cultura, todas as Câmaras Municipais açorianas; os Parques Naturais das: Flores, Graciosa, Santa Maria, Faial e S. Miguel; a Marinha de Portugal, os Serviços Florestais dos Açores, GeoParque Açores, os Amigos dos Açores, os Montanheiros, bem como várias outras entidades.

É de destacar que foi ainda produzida, pela Cybermap, uma aplicação (gratuita), a Whimzr, para telemóveis android, onde está incluída a GeoTour AZORES, que permite ao turísta/geocacher, uma navegação/informação alternativa, que não necessita de ligação permanente a uma rede.

Entretanto também será apresentado, em São Miguel, através duma conferência de imprensa, promovida pela Direção Regional do Turismo, em conjunto e em simultâneo com o evento “GeoTour AZORES” (http://coord.info/GC6CJJ3) a realizar no Teatro Micaelense, pelas 18H00, do dia 7 de abril de 2016, evento este que será presidido por S.Exa. o Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro.

Pela equipe organizadora do projeto:

Luis Filipe Machado

                 “Programa” do evento:
– 18H00 – Início do evento

  Recessão dos convidados, geocachers e elementos da Comunicação Social
– 18H05 – Momento Musical – Viola da Terra – Professor Rafael Carvalho
– 18H10 – Abertura, por Sexa. O senhor Secretário Regional do Turismo
– 18H20 – Apresentação da GeoTour Azores – Organização e objectivos
                 Dr. Luís Filipe Machado
– 18H35 – Apresentação da GeoTour Azores – Funcionamento
                 Dr. Pedro Almeida
– 18H45 – Encerramento por S. Exa. o Presidente do Governo Regional dos Açores – Dr. Vasco Cordeiro
– 18H55 – Momento Musical – Canções regionais – Piano                  Professora Ana Paula Constância/Conservatório Regional
– 19H05 – Encerramento do evento