Colaboração da Associação os Montanheiros em mais um censo de milhafres da SPEA

O Censo de Milhafres é uma iniciativa de Citizen Science – Cidadania na Ciência, coordenada anualmente pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) desde de 2006 e que ocorre nos arquipélagos dos Açores e Madeira. Este censo propõe a participação dos cidadãos num projeto que visa a obtenção de mais dados sobre as populações de milhafres ai existentes permitindo obter informações que de outra forma seriam impossíveis.

Este ano, a SPEA voltou a lançar o apelo à participação neste censo que decorreu este fim de semana, nos dias 9 e 10 de abril.

A Associação Os Montanheiros, participou mais uma vez no censo de milhafres da SPEA e contou com a colaboração de Susana Ázera e Luís Barcelos. Foram percorridos nos dois dias, um total de 51,30 Km e foram observados 30 milhafres, em voo ou pousados, em habitats como a pastagem, a floresta e em zonas de cultivo.

Nunca é demais lembrar a importância do milhafre, sendo uma ave de rapina é fundamental no equilíbrio dos ecossistemas. Os predadores de topo, eliminam insetos e animais nocivos ao homem, presas velhas, doentes e feridas, que não conseguem sobreviver, criando assim estabilidade no ciclo das espécies.