Atletas dos Montanheiros convocados para seleção nacional de escalada

Os atletas da equipa de competição de Escalada dos Montanheiros, Hernâni Martins e Luís Oliveira, após a excelente prestação que tiveram na recente competição de escalada de bloco que decorreu em Soure, foram convocados para compor a seleção que representará Portugal na primeira prova do ano, do Campeonato da Europa de Escalada de Bloco jovens da IFSC (International Federation of Sport Climbing), que se realizará igualmente na Vila de Soure entre os dias 6 e 8 de maio de 2016 e onde estarão presentes o Ex.ª Sr.º Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr.º João Wengorovius Meneses, o Ex.º Sr.º Presidente da Câmara Municipal de Soure, Dr. Mário Jorge Nunes e o Ex.º Sr.º Presidente da FPME, Prof. Carlos Gomes, entre outras individualidades.

Sendo esta a primeira vez que uma competição do circuito da Europa de escalada passa pelo nosso país, será certamente um momento muito emotivo para a FPME – Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, que tem trabalhado arduamente para o desenvolvimento da escalada em Portugal, e também para os atletas e equipas técnicas, que veem na participação neste evento, o retorno esperado das longas horas de treinos e dedicação á modalidade.

Para os dois atletas Açoreanos, este é sem dúvida um momento ainda mais especial, uma vez que os escassos apoios regionais á modalidade, só permitem normalmente, a participação em uma ou duas das 5 a 6 provas anuais no circuito nacional da modalidade. Relembramos que esta é a segunda vez que atletas dos Montanheiros participam em competições do circuito europeu de escalada de Bloco, tendo ficado a estreia a cargo do atleta Ricardo Costa em 2013, na prova de l’Argentiere la besse (França). Esta segunda participação em competições desta natureza vem reconfirmar o bom trabalho que a secção de Escalada dos Montanheiros tem desenvolvido em prol da modalidade, principalmente no que se refere as camadas jovens, pelo que para breve haverá grandes novidades quanto ao desenvolvimento da modalidade na nossa ilha. Em momento oportuno efetuaremos o devido comunicado.