Espeleo-triangulo 2017

A Associação Os Montanheiros vai realizar, entre os dias 2 e 12 de Fevereiro, mais uma expedição espeleológica às ilhas de São Jorge, Pico e Faial, intitulada Espeleo-Triângulo 2017, deslocando com este intuito três elementos da ilha Terceira.

Esta Associação tem na sua génese a espeleologia, mais propriamente as descidas ao Algar do Carvão, na ilha Terceira, no Verão de 1963. Foram parte desses exploradores que no dia 1 de Dezembro desse mesmo ano fundaram o grupo. Logo nos primeiros anos as expedições espeleológicas, que eram frequentes na ilha Terceira, foram alargadas a outras ilhas. Apesar de todas as expedições realizadas ao longo dos 53 anos de vida da Associação, muitas cavidades vulcânicas dos Açores não foram ainda descobertas ou estão por explorar, pelo que é o nosso desejo continuar nesta tarefa, com o objetivo final de enriquecer o património espeleológico açoriano.

Na ilha de São Jorge vamos ficar quatro 4 dias (2 a 6 de Fevereiro), nos quais seremos auxiliados pelo Núcleo de ilha da nossa Associação, que está a comemorar o seu 10º aniversário. Vamos revisitar algumas grutas, mas também pretendemos redescobrir algumas que se encontram desaparecidas, e o qual os Montanheiros procuram faz muitos anos. A primeira expedição dos Montanheiros a esta ilha decorreu em Maio de 1969, sendo feita a descida do Algar das Bocas do Fogo. Nos últimos anos o Núcleo da Associação na ilha tem descoberto algumas grutas novas, as quais têm sido exploradas.

Na ilha Montanha voltamos com o objetivo de continuar a explorar grutas descobertas em anos anteriores e procurar novas grutas. Existem vários alvos em vista e vamos passar 5 dias nesta ilha, com a colaboração do Núcleo de Ilha da Associação. A primeira expedição feita pelo Montanheiros a esta ilha foi realizada entre os dias 15 e 17 de Agosto de 1966, nem sequer três anos após a fundação dos Montanheiros. Ao longo dos anos esta foi a ilha, com exceção da Terceira, que recebeu maior número de expedições. A ilha do Pico é também a ilha com mais cavidades vulcânicas dos Açores, com mais de 130 inventariadas e muitas por descobrir ou explorar.

Na ilha do Faial, o nosso principal objetivo é verificar o estado de conservação das grutas já conhecidas e fazer topografia de uma pequena gruta na freguesia do Capelo. Infelizmente o Faial não é das ilhas que tenha mais cavidades vulcânicas, muito devido ao tipo de vulcanismo que a formou.

Pretendemos publicar fotos e resultados preliminares da Espeleo-Triângulo 2017 no nosso site (www.montanheiros.com) e na nossa página do facebook (Associação Os Montanheiros), logo após o regresso à ilha Terceira. O relatório final da expedição será publicado na nossa revista Pingo de Lava, no mês de Dezembro.

Saudações espeleológicas
A Direção