EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA “AVES NOS AÇORES” DE RÚBEN COELHO

12 a 16 de Julho de 2018 (08:30 – 23:30)| LOCAL: Câmara Municipal da Calheta

Durante o Festival de Julho da Calheta de S. Jorge, a exposição “Aves dos Açores” de Rúben Coelho, estará patente na Câmara Municipal da Calheta.

A sala de exposições estará aberta de 12 a 16 de julho das 8h30 às 23h30.

Recordamos que a mesma exposição esteve exposta na Sede dos Montanheiros em 2017.

Rúben Coelho, é um jovem que desde cedo esteve em contacto permanente com o meio natural e foi através dessa simbiose que foi construindo a sua perceção do mundo.

Em 2008, pela fascinação da natureza que o rodeava, decidiu entrar para a licenciatura de Guias da Natureza, da Universidade dos Açores. A partir daí, decidiu demostrar a sua visão da Natureza aos outros a partir da sua câmara, aliando a vida de Guia da Natureza com a sua paixão pela fotografia, conciliou estas duas áreas e começou por captar momentos usuais de vida selvagem. Principalmente o mundo da Avifauna que lhe  aguçou apetite por imagens singulares de vida selvagem nos Açores.

Em 2011, entrou para o Mestrado de Gestão e Conservação da Natureza, onde compreendeu a importância da conservação dos habitats para toda a fauna dos Açores.

Atualmente trabalha para a Sociedade Portuguesa para os Estudos das Aves (SPEA), como técnico de censos e de monitorização de fauna, sendo responsável por diversos Censos e Atlas de aves nos Açores (CAC – Censo de Aves Comuns, Censo de Milhafres, Atlas das Aves Nidificantes, Projeto Arenaria – Aves Costeiras).

A título pessoal, é um dos administradores do Website “Aves dos Açores” e também colabora como revisor de espécies raras no eBird.

Com os seus trabalhos espera ajudar no crescimento da atividade de observação e fotografia de aves, como sensibilizar para a conservação de espécies e habitats ameaçados nos Açores.

Nos Açores nidificam cerca de 40 espécies de aves, destacando-se o Paínho de Monteiro (Oceanodroma monteiroi) e o Priolo (Pyrrhula murina), por serem duas espécies endémicas desta região. Regularmente ocorre 20-30 migradores de passagem/invernantes, mas dado a sua localização, existe uma grande probabilidade de encontrar-se aves divagantes, por isso a lista total de espécies observada até à data ronda as 400. 

A avifauna nos Açores manteve-se desprezada durante muitos anos. Contudo, nos últimos anos este cenário tem vindo a ser progressivamente alterado. Para tal, muito contribui a ocorrência das aves visitantes, em particular de origem Norte Americana (neárctica), as quais apresentam percentagens de ocorrência no arquipélago muito superiores ao restante território europeu. Os Açores, pela sua localização geográfica central no Atlântico, ficam fora das grandes rotas de migração das aves, todavia, devido às correntes atmosféricas e à posição marginal em relação às rotas de migração, muitos indivíduos de várias espécies são arrastados até esta região, desviando-se da sua rota normal.

Este fato tem colocado progressivamente os Açores nos destinos dos birdwatchers, e hoje este arquipélago é procurado por um número crescente dos amantes desta actividade.