Dias verdes: DIA EUROPEU DO MAR

Em 2008 comemorou-se pela primeira vez o Dia Europeu do Mar (European Maritime Day), instituído pela Comissão Europeia. Nos últimos anos tem sido comemorado oficialmente durante dois dias, em diferentes países a cada ano, tendo este evento ocorrido em Lisboa no ano de 2019.

É nestes fóruns, de que fazem parte conferências e exposições, que os líderes de diferentes países membros da União Europeia, e da comunidade marítima, se encontram para debater os desafios que enfrentam, e estudar e desenvolver ações conjuntas sobre assuntos relacionados com o mar, nomeadamente ligados à economia azul sustentável, bem como às oportunidades de estabelecer redes de informação e cooperação. A mediatização destas comemorações ajuda a despertar consciências e a assinalar a importância dos oceanos e mares na vida das populações, cuja influência se estende de forma global.

Com o crescimento da população mundial existe uma grande pressão, colocada sobre os mares e os oceanos, para extrair o máximo de recursos. A captura descontrolada e excessiva de espécies marinhas impossibilita a reposição das populações, afetando os ecossistemas e pondo em causa a sustentabilidade dessa atividade num futuro próximo. A sobre pesca, ou pesca excessiva, dos stocks existentes começou a ser um problema com o desenvolvimento de equipamentos e técnicas mais eficientes na captura dos peixes, ao ponto de ser hoje, nalgumas circunstâncias, um risco para a biodiversidade marinha. Hoje captura-se aquilo que se foi pescar e, por acréscimo (Bycatch), são capturadas involuntariamente inúmeras outras espécies marinhas, por vezes num estado juvenis, alterando assim as equilíbrio das populações nessas comunidades.

É importante identificar as diferentes fontes de ameaça, seja ao nível da pesca, da poluição, das alterações climáticas ou de outras atividades humanas, e extremamente importante criar políticas de gestão sustentável das pescas a nível nacional e internacional.

Este ano, o dia Europeu do Mar 2020 ia ser comemorado na cidade de Cork, na Irlanda, nos dias 14 e 15 de maio, mas devido à pandemia do novo coronavírus foi adiada, ainda com data por definir.

https://www.quercus.pt/comunicados/2018/maio/5601-20-de-maio-dia-europeu-do-mar

https://ec.europa.eu/maritimeaffairs/maritimeday/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *