Dias verdes: DIA NACIONAL DA ENERGIA – 29 MAIO

O Dia Mundial da Energia (World Energy Day) é celebrado a 22 de outubro em diversos países do mundo. Em Portugal tem sido comemorado o Dia Nacional da Energia, a 29 de maio, instituído em 1981 pela Direção Geral de Energia, hoje Direção Geral de Energia e Geologia. Os seus princípios são idênticos, assim como a motivação que os determinou. Foram instituídos estes dias como forma de sensibilizar a população e os Governos para uma maior poupança e melhor aproveitamento da energia, bem como para incentivar a substituição das energias fósseis altamente poluidoras por energias renováveis.

Nas energias não renováveis os recursos são limitados. É exemplo disso as jazidas de hidrocarbonetos ou de carvão. Nas energias renováveis entende-se que a exploração não faz diminuir a fonte do recurso, porque é naturalmente reposta… embora a longo termo tudo tenha um fim. Indiscutível é que o produto da exploração de uma fonte de energia renovável origina muitíssimo menos impacto ambiental e, felizmente, estão bastante disponíveis na natureza… mas aí a geografia e a geologia têm uma importante palavra a dizer.

Essa procura por fontes alternativas de produção de energia tem permitido encontrar soluções várias, algumas muito bem-sucedidas e perfeitamente eficazes na resposta às necessidades. Entre as fontes de energia mais “amigas do ambiente” podemos encontrar: energia eólica (vento), energia hídrica (correntes de água), energia solar (radiação solar), energia maremotriz (ondas e marés), energia geotérmica (calor do interior da terra) ou energia de biomassa (biocombustíveis, biogás).

Hoje quando pensamos em energia pensados geralmente em eletricidade. Nos Açores, logo após o povoamento, não se sabia o que era a eletricidade, mas a energia era uma preocupação. Usaram-se como principais fonte de energia a queima de lenha, que gerava calor, e a tração animal usada nos trabalhos agrícolas e nos transportes, mas rapidamente se passou às energias renováveis, com a instalação de azenhas e outros mecanismos para aproveitamento de energia hídrica. Hoje, embora todas as ilhas possuam importantes recursos de energia renovável e se tenham feito importantes investimentos para esse aproveitamento, os combustíveis fósseis utilizados nas Centrais Termoelétricas continuam a contribuir, em grande parte, para a produção de eletricidade nos Açores.

O Governo dos Açores vai assinalar o Dia Mundial da Energia com uma sessão online dos Encontros com a Eficiência Energética, dedicada às empresas açorianas, com o principal objetivo de auxiliar a aumentar a sua eficiência energética, dando a conhecer os incentivos e medidas existentes neste âmbito. Neste dia costumam também ocorrer várias ações de sensibilização junto dos consumidores, nomeadamente com sugestões de como poupar energia: usando lâmpadas mais económicas, evitando as luzes e equipamentos ligados desnecessariamente, comprando equipamentos com melhor eficiência energética, não deixar em standby os equipamentos e desligá-los efetivamente, usar as máquinas de lavar roupa com a carga máxima, desligar os equipamento logo que estejam carregados, e muito outros.

Por tudo isso, use a sua energia com bom senso pois, como é hábito dizer-se: “O Ambiente agradece… e as sua carteira também!

http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/novidades/Governo+dos+A%C3%A7ores+assinala+Dia+Mundial+da+Energia+com+sess%C3%A3o+online+dedicada+%C3%A0s+empresas.htm?lang=pt&area=ct https://www.quercus.pt/comunicados/2016-col-150/maio/4764-dia-29-de-maio-dia-mundial-da-energia

Paulo Barcelos*
Presidente da Direção da Associação Os Montanheiros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *