GELAVISTA – PROGRAMA DE MONITORIZAÇÃO DE ORGANISMOS GELATINOSOS

O GelAvista é o programa responsável pela monitorização dos organismos gelatinosos em toda a costa portuguesa, lançado em Fevereiro de 2016. Pretende envolver a comunidade no desenvolvimento da ciência, colmatando assim a falta de conhecimento em Portugal sobre os organismos gelatinosos.

Este programa ambiciona reunir informação acerca destes animais, recorrendo à participação de toda a população que frequenta as zonas costeiras – praias, estuários, rios, marinas, e outros – durante as suas atividades de lazer (passeio à beira mar, mergulho, vela, surf, etc.) ou as suas atividades profissionais (por exemplo recolha nas redes de pesca).

Com a época balnear à porta, mesmo com restrições, as pessoas estarão mais atentas à zona costeira e caso observem águas-vivas ou caravelas-portuguesas, podem colaborar na monitorização do IPMA enviando um email para plancton@ipma.pt, com os dados: data e hora, localização, fotografia, número de indivíduos aproximado. Também poderá carregar a App GelAvista disponível para sistemas Android na Play Store.

Qualquer informação é preciosa para uma contínua monitorização das populações destes organismos, incluindo avistamentos e fotografias antigas!

É também muito importante receber informação de que não se encontram organismos gelatinosos nas praias (avistamentos nulos), sendo a única forma de sabermos que não estão de facto a ocorrer.

Participe na monitorização do IPMA!

Divulgue e participe. O seu contributo é muito importante!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *