WORKSHOP DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO LIFE BEETLES – “REDUZIR OS RISCOS AMBIENTAIS E ECOLÓGICOS DAS ESPÉCIES AMEAÇADAS”

22 setembro | 18h00 | Sede da Associação Os Montanheiros

A equipa de gestão do projeto LIFE BEETLES convida as instituições/escolas/empresas/ entidades, a participar no Workshop de apresentação do projeto LIFE BEETLES – Reduzir riscos ambientais e ecológicos a espécies ameaçadas, no próximo dia 22 de setembro das 18h00 às 20h00 na sede da Associação – Os Montanheiros, em Angra do Heroísmo.

Programa:

– Apresentação geral do projeto: objetivos, áreas de intervenção, ações.

– Apresentação sobre “O mundo dos insetos: o caso particular dos escaravelhos endémicos”;

– Ações de conservação: oportunidades de colaboração no projeto;

– Componente prática (observação à lupa dos exemplares das espécies alvo do projeto e montagem de armadilhas).

A participação da comunidade nestes projetos de conservação é fundamental para o sucesso dos mesmos. Nesse sentido, promovemos este workshop para dar a conhecer à comunidade em geral as oportunidades de colaboração dentro do projeto e fazer um levantamento das necessidades das diferentes partes interessadas, no que diz respeito a formação ou recursos didáticos.

O projeto LIFE BEETLES (LIFE18 NAT/PT/000864) é coordenado pela Direção Regional de Ambiente, tendo como parceiro a AZORINA SA., e pretende aumentar o tamanho da população, a área de distribuição e elevar o estatuto de conservação de três espécies de escaravelhos endémicos dos Açores: Tarphius floresensis – presente nas Ilha das Flores, Pseudanchomenus aptinoides –  presente na ilha do Picoe Trechus terrabravensis – presente na Ilha Terceira.

Os trabalhos irão concentrar-se no aumento da qualidade e quantidade de habitat disponível para as espécies alvo e tentar a inversão do declínio das suas populações.

A atividade terá um limite máximo de participantes, pelo que é necessário a inscrição pelo email life.beetles@azores.gov.pt .

Nota: a atividade irá decorrer cumprindo as recomendações da DRS, tendo em conta a situação face ao COVID19. Por favor, faça-se acompanhar da sua própria máscara.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *