Perguntas Frequentes

 

VISITAÇÃO AO ALGAR DO CARVÃO E GRUTA DO NATAL

 

ONDE SE LOCALIZAM AS GRUTAS?

Ambas as grutas localizam-se no maciço central da ilha Terceira. O Algar do Carvão localiza-se no Porto Judeu, no concelho de Angra do Heroísmo. Fica acerca de 12 Km da cidade de Angra. A Gruta do Natal localiza-se nos Biscoitos, no concelho da Praia da Vitória, acerca de 12 Km da cidade de Angra.

A distância entre as grutas é de 6Km aproximadamente, a uns 10 min de viagem.

 

É POSSÍVEL VISITAR AS GRUTAS DURANTE TODO O ANO?

Sim, é possível.

A visitação às grutas faz-se em duas temporadas, temporada de aberturas diárias, de Abril a Setembro com variação nos horários, e a temporada de aberturas semanais em dias fixos, de Outubro a Março, às terças quartas, sextas e sábados.

Infelizmente, devido à COVID 19, a temporada de aberturas semanais tem se alongado em detrimento da temporada de aberturas diárias. 

Para ficar a par de toda a informação correta e atualizada clique em:

http://www.montanheiros.com/algarCarvao/

http://www.montanheiros.com/gruta-do-natal/

 

É NECESSÁRIO FAZER RESERVA?

Não é necessário. Só é necessário fazer reserva/ marcação de aberturas extraordinárias (Outubro a Março).

 

EM TEMPO DE PANDEMIA, PRECISO USAR MÁSCARA NO INTERIOR DAS GRUTAS?

As grutas são cavidades naturais fechadas ou com pouca abertura para o exterior, sendo assim, é OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA DURANTE TODA A VISITA. Durante a visita deverá seguir as recomendações habituais de higiene respiratória e manter a distância entre visitantes e funcionários.

 

COMO FUNCIONAM AS ABERTURAS EXTRAORDINÁRIAS?

As aberturas extraordinárias são apenas durante a temporada de aberturas semanais em dias fixos, para grupos até 30 pax que não possam visitar nos dias de abertura. O preço mínimo é de 270 euros e a reserva deverá ser antes das 48 horas (dias úteis).

 

OS BILHETES SÃO ADQUIRIDOS ONDE?

Os bilhetes são adquiridos nas grutas.

 

HÁ DESCONTOS PARA IDOSOS E CRIANÇAS?

Apenas há desconto para portadores do Cartão Jovem Europeu. Crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita, acompanhados de adulto pagante. Idosos pagam, exceto se vêm em grupo de algum Centro de Dia Regional.

 

SÓCIOS PODEM LEVAR QUANTOS ACOMPANHANTES?

O sócio tem entrada gratuita junto com um acompanhante. Deve apresentar o seu cartão de sócio com vinheta regularizada.

 

QUAIS OS MODOS DE PAGAMENTO?

Os modos de pagamento são a dinheiro, MB e Cartão de crédito.

 

QUAL A DURAÇÃO DA VISITA?

A visita dura em média, em cada gruta, 20-30 minutos.

 

QUAIS AS DIFICULDADES DE VISITAÇÃO DAS GRUTAS?

No Algar do Carvão o acesso à gruta é feito por um túnel estreito e a descida feita por degraus, que ligam a vários patamares. O total de degraus é de 338 degraus. O piso é cimentado e está constantemente molhado. No interior do algar está sempre a pingar água e a temperatura média é de 12 a 13ºC.

Na Gruta do Natal o acesso à gruta é feita por dois pequenos lances de escadas e depois o visitante caminha sobre o piso original da gruta, que é irregular. Há um percurso na gruta que se aconselha apenas aos mais aventureiros. No interior da gruta está sempre a pingar água e a temperatura média é de 12 a 13ºC.

 

A VISITA É GUIADA?

No interior do Algar do Carvão tem um guia que dá uma breve explicação sobre a formação do algar. Na Gruta do Natal, os funcionários dão uma breve explicação sobre a gruta junto à bilheteira e fornecem um capacete.

 

É NECESSÁRIO VESTUÁRIO E CALÇADO ADEQUADO?

No interior das grutas está sempre a pingar água e é mais frio, recomenda-se o uso de impermeável. No interior das grutas o piso é molhado e irregular, recomenda-se o uso de calçado adequado.

 

COMO SE PROCESSSA EM RELAÇÃO A VISITAS DE ESTUDO E OUTRAS?

A entidade (escola, escuteiros, bombeiros ou centros de dia ) deverá dirigir um pedido formal à Associação Os Montanheiros a solicitar uma visita de estudo ou uma visita a título gratuito. Deverá enviar um mail dirigido ao Presidente da Direção para montanheiros@montanheiros.com. O pedido será depois avaliado.

 

VISITAÇÃO AO MUSEU VULCANOESPELEOLÓGICO

 

ONDE SE LOCALIZA?

O Museu Vulcanoespeleológico localiza-se no piso térreo da Sede da Associação Os Montanheiros, na Rua da Rocha nº8, no centro histórico de Angra do Heroísmo. É o edifício que mais se destaca nesta rua virada para a baía de Angra, devido à sua arquitetura particular e por ter na sua fachada um morcego, que é parte integrante do logotipo da Associação Os Montanheiros.

 

OS BILHETES SÃO ADQUIRIDOS ONDE?

As visitas ao museu são gratuitas, no entanto aceitam-se contribuições.

 

COMO SE PROCESSA AS VISITAS EM TEMPO DE PANDEMIA?

Devido à situação pandémica, o museu está com horário de abertura reduzido (apenas de manhã). De momento apenas são permitidas 4 pessoas de cada vez a visitar o museu e as visitas não são acompanhadas. Todo o espólio encontra-se identificado e para qualquer esclarecimento deverão dirigir-se ao balcão de atendimento.

Quanto a visitas de estudo, cada pedido terá de ser avaliado pela Direção, de modo a cumprir as regras de higiene e segurança.

Para mais informações deverá clicar em:

http://www.montanheiros.com/museu-vulcanoespeologico/

 

QUAIS AS DIFICULDADES NA VISITAÇÃO DO MUSEU?

O Museu encontra-se num piso térreo. Há apenas um ligeiro degrau junto à porta de entrada da Sede da Associação Os Montanheiros e a descida para o Museu tem dois degraus e uma rampa.