Perguntas e Respostas Frequentes
A GESTÃO DO ALGAR DO CARVÃO E DA GRUTA DO NATAL SÃO DA INTEIRA RESPONSABILIDADE DA ASSOCIAÇÃO OS MONTANHEIROS. O REGULAMENTO DE VISITAÇÃO É IMPLEMENTADO UNICAMENTE PELA ASSOCIAÇÃO OS MONTANHEIROS.
VISITAS AO ALGAR DO CARVÃO E GRUTA DO NATAL
1. ONDE SE LOCALIZAM AS GRUTAS?
Ambas as grutas localizam-se no maciço central da ilha Terceira. O Algar do Carvão localiza-se na área limite da freguesia do Porto Judeu, no concelho de Angra do Heroísmo. Fica acerca de 12 Km da cidade de Angra. A Gruta do Natal localiza-se na área limite da freguesia dos Biscoitos, no concelho da Praia da Vitória. A distância entre as grutas é de 6Km aproximadamente, a uns 10-15 min de viagem de carro.
2. É POSSÍVEL VISITAR AS GRUTAS DURANTE TODO O ANO?
Sim, é possível.
A visitação às grutas faz-se em duas temporadas:
- Temporada de aberturas diárias/época alta, de ABRIL a SETEMBRO – todos os dias
- Temporada de aberturas semanais/época baixa, de OUTUBRO a MARÇO – às terças quartas, sextas e sábados (ou então aberturas extraordinárias aos domingos, segundas e quintas-feiras – ver condições nos links abaixo).
As grutas estão encerradas: Dia da Ano Novo, Terça-feira de Carnaval, Domingo de Páscoa, 1 dezembro, Véspera e Dia de Natal, Véspera de Ano Novo.
Para ficar a par de toda a informação correta e atualizada clique em:
http://www.montanheiros.com/algarCarvao/
http://www.montanheiros.com/gruta-do-natal/
3. HÁ TRANSPORTES PÚBLICOS QUE LEVAM ÀS GRUTAS?
Não há.
4. A ASSOCIAÇÃO OS MONTANHEIROS FAZ TRANSFERS PARA AS GRUTAS?
Não faz, no entanto, existem empresas de animação turística locais que organizam visitas às grutas.
5. PORQUE É QUE O ALGAR DO CARVÃO E A GRUTA DO NATAL TÊM UM HORÁRIO DE VISITAÇÃO REDUZIDO?
A exploração e gestão do Algar do Carvão e Gruta do Natal cabe única e exclusivamente à Associação Os Montanheiros.
A Associação Os Montanheiros é uma organização não-governamental de ambiente e desde sempre implementou um modo de visitação que afetasse o menos possível o ecossistema tão específico destas cavidades naturais. Por esta razão, foi sempre implementado um horário de visitação reduzido, de modo a diminuir o número de horas de luz artificial neste habitat de escuridão onde vivem espécies de insetos cavernícolas e alguns até endémicos. A luz artificial também afeta as formações geológicas no interior das grutas, ocorrendo o aparecimento de algas e plantas junto aos holofotes.
Não podemos viver num mundo em que colocamos o “prazer do homem” em primeiro lugar e relegar a integridade do que é natural para segundo plano.
6. É NECESSÁRIO FAZER RESERVA?
Não. Apenas para aberturas extraordinárias as reservas prévias são obrigatórias (ver condições de abertura abaixo).
7. OS BILHETES SÃO ADQUIRIDOS ONDE?
Os Bilhetes e os Bilhetes Combinados são adquiridos em ambas as grutas.
8. O QUE É UM BILHETE COMBINADO?
O Bilhete Combinado é um bilhete único que permite a visita às duas grutas a um preço mais reduzido. Permite ainda, que o visitante possa visitar as duas grutas no mesmo dia ou em dias diferentes.
9. QUAL A VALIDADE DOS BILHETES COMBINADOS?
Caso não visite ambas as grutas na mesma semana ou mês, os Bilhetes Combinados são válidos durante uma temporada de aberturas (1 janeiro a 31 dezembro).
10. AS CRIANÇAS PAGAM BILHETES?
Apenas crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita, acompanhados de adulto pagante.
11. QUAIS OS MODOS DE PAGAMENTO?
No Algar do Carvão e Gruta do Natal são aceites pagamentos em Numerário, Cartão de Crédito e Cartão de Débito.
12. QUAL A DURAÇÃO DA VISITA?
A visita dura em média, em cada gruta, 20-30 minutos.
As grutas têm processos de visitação diferentes (ver em visitas guiadas em baixo) e apesar da Gruta do Natal ser a mais pequena, o processo de visitação é mais demorado, pois as explicações são dadas na receção e é fornecido um capacete a cada visitante. Não deixe a visita para os últimos momentos de abertura.
13. QUAIS AS DIFICULDADES DE VISITAÇÃO DAS GRUTAS?
No Algar do Carvão o acesso à gruta é feito primeiro por um túnel estreito e depois é feito por degraus, que ligam a vários patamares. O total de degraus é de 338 degraus. No interior do algar está sempre a pingar água e portanto o piso está constantemente molhado. O piso é todo cimentado. A temperatura média é de 12 a 13ºC.
Na Gruta do Natal o acesso à gruta é feita por dois pequenos lanços de escadas e depois o visitante caminha sobre o piso original da gruta, que é irregular. Há um percurso na gruta que se aconselha apenas aos mais aventureiros. No interior da gruta está sempre a pingar água e a temperatura média é de 12 a 13ºC.
14. AS VISITAS SÃO GUIADAS?
No interior do Algar do Carvão há um colaborador que dá uma breve explicação sobre a formação do algar (não há valor acrescido por este serviço). Na receção da Gruta do Natal é dada uma breve explicação sobre a gruta e fornecido um capacete a cada visitante.
15. É NECESSÁRIO VESTUÁRIO E CALÇADO ADEQUADO?
No interior das grutas o piso está molhado porque está sempre a pingar água e é mais frio.Recomenda-se o uso de calçado adequado e casaco impermeável.
16. É PERMITIDO TIRAR FOTOGRAFIAS E FAZER VÍDEOS?
É permitido tirar fotografias e fazer vídeos sem tripé, exceto aos guias durante as explicações, a não ser que tenha a permissão destes. Recolha de imagens com tripé, são permitidos com a permissão prévia por parte da Direção da Associação Os Montanheiros (enviar pedido para montanheiros@montanheiros.com)
17. O QUE É UMA ABERTURA EXTRAORDINÁRIA E COMO SE PROCESSA?
As aberturas extraordinárias decorrem apenas durante a temporada de aberturas semanais, entre 1 de outubro a 31 de março, e são indicadas para grupos organizados (agências ou empresas de turismo) que não tenham disponibilidade de visitar a gruta nos dias e horários estabelecidos, durante esta temporada.
A Associação Os Montanheiros, não se responsabiliza pela organização de grupos para as aberturas extraordinárias.
São possíveis de agendar apenas para os domingos, segundas e quintas-feiras (exceto Dia de Ano Novo, Terça-feira Carnaval, Domingo de Páscoa, 1 dez, Véspera e Dia de Natal e Véspera de Ano Novo)
18. AS ABERTURA EXTRAORDINÁRIAS SÃO MAIS CARAS PORQUÊ ?
Este tipo de abertura está pensado para grupos turísticos grandes (com 30 ou mais paxs), que estejam de visita à ilha por um curto período de tempo e não seja possível visitar as grutas num dia de visita normal. É importante referir que a eletricidade dentro das grutas e respetivos centros de visitantes é possível graças a geradoras que trabalham a combustível. Por esta razão, uma abertura extraordinária para um grupo, implica maiores custos para a associação. Para mais detalhes ver em Algar do Carvão e Gruta do Natal em “Aberturas Extraordinárias”.