Montanheiros em campeonato europeu de escalada

Entre os dias 22 e 23 de Julho, a associação Os Montanheiros fez-se representar ao nível internacional, numa das provas mais competitivas do Campeonato Europeu de Escalada (Boulder), em França, o European Youth Cup (B) de L`Argentiere, competição especificamente destinada aos jovens escaladores dos escalões de formação (até 18 anos).

O jovem Ricardo Costa, atleta da equipa de escalada de competição da Secção de Escalada dos Montanheiros, tem desde há vários anos participado com êxito em diversas competições nacionais e regionais, tendo tido desta vez a sua primeira experiencia num cenário internacional, fazendo-se acompanhar pelo treinador Paulo Soares, e por mais oito atletas do resto do país, que representaram Portugal no mesmo evento.

Num cenário deslumbrante, no coração dos Alpes, esta competição realizou-se numa estrutura ao ar-livre especialmente montada para o Evento, o qual já tem vindo a ser realizado há mais de uma década. Como sempre nestas competições, coube a IFSC – Internacional Federation of Sport Climbing, a fiscalização do evento, no que se refere ao cumprimento de todas as normas impostas pela UIAA – União Internacional de Alpinismo Amador,

Em dois dias de competição, os jovens tiveram a possibilidade de escalar varias vias de escalada, os quais pontuavam sempre que chegavam ao topo da mesma. Para a final, foram selecionados os seis com mais pontuação.

Para além da parte competitiva, realizou-se um Encontro de Escaladores, desta vez em rocha, em Alfroid, local de eleição para a prática da modalidade dos atletas locais.

Ao nível do desempenho, como tem acontecido, a participação portuguesa não conseguir chegar aos primeiro lugares da classificação, no entanto, entre os portugueses, a classificação do atleta dos Montanheiros, foi a melhor no seu escalão, tendo ficado em 24 lugar, pelo que tendo em conta que foi a primeira participação do Ricardo Costa num evento internacional, podemos prever um futuro brilhante para o atleta.

Em resumo, podemos afirmar que o investimento feito nesta participação terá sido bastante positivo, pois, se por um lado permitiu ao atleta e treinador ganhar experiencia neste género de competições, por outro permitiu verificar que a diferença ao nível de preparação física e técnica, não esta longe da dos atletas dos outros países, fazendo a diferença, isso sim, a experiencia em competição, que só se adquire participando e esta participação depende do apoio financeiro angariado junto das entidades oficiais, coisa que não aconteceu neste projeto.

Por fim pode-se concluir igualmente que, para que a escalada Terceirense cresça, será ainda preciso melhorar as condições de treino ao nível das estruturas existentes, o que só poderá acontecer com um investimento local sério, numa estrutura direcionado para a prática da modalidade.

Só assim se poderá melhorar, para futuramente podermos competir no mesmo patamar que os atletas de outros países onde a Escalada é vista não como um desporto “radical” para adeptos da adrenalina, mas como um desporto sério, com regras, e com uma pedagogia muito interessante para os jovens.

A Associação Os Montanheiros vem deste modo, agradecer o apoio incondicional de todos os elementos da Secção de Escalada, a colaboração da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e pelo apoio de várias entidades, empresas e particulares que tornaram possível a participação do Ricardo nesta competição internacional, levando desta forma a bandeira açoriana além-fronteiras, foram estas: a Junta de Freguesia da Sé, a Junta de Freguesia de S. Pedro, a Junta de Freguesia de Santa Luzia, Escritório Digital, Azores Xperience, Patorra, Snack-Bar Copa Cabana e alguns sócios da associação.