Exposição de fotografia “ O Sal da Vida”

A AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores em parceria com a Associação Os Montanheiros promove a Exposição de Fotografia “O Sal da Vida” de Gabi Pontes.

A inauguração está agendada para o dia 17 de junho pelas 17 horas. Depois a exposição estará patente na sede da Associação Os Montanheiros, Rua da Rocha nº8, entre os dias 17 de junho e 14 julho, de 2ª a 6ª feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00.

Gabi Pontes, fotógrafa por paixão,é natural dos Açores. Desde cedo começou a fotografar, mesmo sem qualquer conhecimento técnico. Nos últimos anos, dedicou-se a essa paixão de uma forma mais intensa e fez diversas formações na área.

Os momentos captados e que deram vida à exposição “O Sal da Vida” foram resultado de duas visitas que fez a Cabo-Verde, uma primeira em 2015 à ilha do Sal e outra já em 2016 à ilha da Boavista. Gabi afirma que “Assim que aterrámos fomos envolvidos por uma brisa quente. Imediatamente esquecemos o registo europeu e acertamos o ponteiro com o ritmo africano. Sem nunca perdermos a sensação de estar em casa. Ali fala-se português (e crioulo) e o Benfica é o clube de eleição. A paisagem árida surpreende pela comovente e despojada beleza. As praias desertas, a perder de vista, são uma imagem da natureza no seu estado mais puro. E a população, tão hospitaleira, revela-se a prova viva desse sentimento cabo-verdiano que dá pelo nome de morabeza, tão percetível no modo como nos recebem. Nessas ilhas não há indústria, serviços ou agricultura. A população vive essencialmente do turismo e também da pesca. Vive-se com muito pouco”.

Nas suas descrições sobre Cabo Verde afirma ainda que: “Não há dúvida, que o sal da vida são as crianças e estas estão sempre presentes. Rostos sorridentes, olhos curiosos e atentos.Deixei com eles um pouco de mim, trouxe o coração cheio e a alma aquecida. Ali a vida faz-se de ritmos quentes e de melodias antigas e contagiantes. A vida é vivida, saboreada num tempo que não se mede em horas nem em minutos. Como eles dizem: No stress!”

Venha conhecer Cabo Verde e suas gentes, através do olhar de Gabi Pontes….e “no stress”.