NOVO CENTRO DE INTERPRETAÇÃO E APOIO A VISITANTES DO ALGAR DO CARVÃO

No passado dia 14 dezembro decorreu na sede da Associação Os Montanheiros, a apresentação pública sobre o projeto do centro de interpretação e apoio à visitação do Monumento Natural do Algar do Carvão, que é gerido por esta associação. Estiveram na apresentação do projeto, Paulo Barcelos, Presidente da Direção da Associação Os Montanheiros e o Diretor Regional do Ambiente, Hernâni Jorge.

Na apresentação do projeto do novo centro CAVE – Centro Açoriano de Vulcano-Espeleologia – Monumento Natural do Algar do Carvão, feito pela arquiteta Ana Laura Vasconcelos, Hernâni Jorge destacou que o novo centro constitui um ponto de partida para a exploração e conhecimento do património geológico e biológico presente nesta área protegida.

O investimento, orçado em cerca de 1,5 milhões euros, permitirá a criação de um espaço de 900m2 de área coberta, com um pequeno auditório, áreas de receção, bar, loja e instalações sanitárias, estando previsto também o aumento do parque de estacionamentos e da área exterior, como revelou a secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, aquando da visita do Governo Regional à ilha Terceira, em outubro.

Classificado como área protegida desde 1987, primeiro como Reserva Geológica Natural e, desde 2004, como Monumento Natural, o Algar do Carvão é a cavidade mais visitada nos Açores por onde passaram em 2019, perto de 60 mil pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *