GRUTA DAS TORRES, DO PARQUE NATURAL DO PICO CELEBRA 15 ANOS

O Centro de Visitantes da Gruta das Torres, do Parque Natural do Pico, está de parabéns pelo seu 15.º aniversário!

Este Centro Ambiental é a porta de entrada para a visita ao maior tubo lávico de Portugal, com uma extensão de 5150 metros, fazendo parte da formação dos Lajidos – Gruta das Torres, inserida no Complexo Vulcânico da Montanha do Pico. Estima-se que se terá́ formado há cerca de 1500 anos durante uma erupção com origem no Cabeço Bravo.

A Gruta das Torres é um exemplo de utilização sustentada de um recurso natural para fins de interpretação e sensibilização ambiental, bem como turismo de natureza.

Este Centro foi selecionado para a exposição “Habitar Portugal 2003-2005”; foi nomeado, em 2006, para a V Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo; e no ano seguinte, foi nomeado para o Prémio 𝘔𝘪𝘦𝘴 𝘷𝘢𝘯 𝘥𝘦𝘳 𝘙𝘰𝘩𝘦, no âmbito da arquitetura contemporânea europeia. Em 2009, conquistou o Prémio Nacional de Tektónica, da Ordem dos Arquitetos.

Das atividades mais emblemáticas realizadas, destacam-se os concertos na gruta, a qual permite uma acústica única.

Desde a sua inauguração já recebeu cerca de 131 200 visitantes. Se ainda não visitou este Centro e pretende obter mais informações sobre o mesmo, saiba como fazê-lo em: http://parquesnaturais.azores.gov.pt/…/centro-de-visitantes…

No âmbito desta comemoração, foi apresentado por várias pessoas, uma retrospetiva e evolução do Centro ao longo dos 15 anos, uma dessas pessoas foi o Presidente da Direção da Associação Os Montanheiros, o Engº Paulo Barcelos.

A Gruta das Torres sempre foi um projeto que os Montanheiros acarinharam bastante desde do início. Num breve vídeo, Paulo Barcelos relembrou alguns aspetos sobre a evolução do projeto – Gruta das Torres.

Em Março de 1990 foi quando os Montanheiros tiveram conhecimento da gruta aquando de uma expedição à ilha do Pico, graças a um alerta do Sr. Pereira, dono então dos terrenos. Este dizia que havia grandes buracos no seu terreno e então os Montanheiros deslocaram-se lá e tiveram logo a perceção de ser uma cavidade vulcânica promissora.

Estes voltaram novamente em Agosto do mesmo ano, para subir a montanha do Pico mas como não foi possível devido à passagem do ciclone Eduardo, decidiram voltar à gruta. Na altura pediram apoio aos Bombeiros da Madalena para a tentativa de uma primeira exploração à Gruta das Torres, onde tiveram a noção da grande dimensão e imponência da gruta. Esta grande cavidade vulcânica foi batizada de Gruta das Torres, devido à sua dimensão e altura.

O entusiasmo e o interesse aumentaram e então, em Outubro do mesmo ano, os Montanheiros voltam ao Pico, agora sim, numa expedição dedicada à exploração da Gruta das Torres, designada por Missão Torres 90. Começou-se a fazer o mapeamento, filmagens e registos fotográficos.

Em 1991, os Montanheiros voltaram à Gruta das Torres para terminar os trabalhos e os concluíram que era uma gruta com grande potencial turístico, tal como aconteceu com o Algar do Carvão e a Gruta do Natal.

Em 1996, os Montanheiros organizaram uma nova expedição que convidaram várias entidades do Pico e também o Secretário Regional do Ambiente de então, para mostrar a gruta. As entidades entusiasmaram-se mas no entanto as ideias e projetos que os Montanheiros imaginavam para aquela cavidade vulcânica, ficaram em nada.

Em 2000, o Secretário Regional do Ambiente era o Dr. Helder Silva e este ficou sensibilizado com o potencial que aquela cavidade vulcânica tinha e por isso a Associação Os Montanheiros conseguiu um compromisso com o Governo Regional, iniciando-se depois o processo de criação daquilo que lá está, o Centro de Visitantes e também conseguiu-se a classificação da Gruta das Torres como Monumento Natural Regional.

Em 2005, é inaugurado o Centro de Visitantes da Gruta das Torres e é assinado um protocolo com a Associação Os Montanheiros para a exploração turística dos primeiros cinco anos, visto que a Associação Os Montanheiros era a única entidade nos Açores com alguma experiência nesta área. Todo o processo de gestão correu muito bem e até aos dias de hoje ainda corre melhor com a gestão da então criada empresa Azorina, em 2010.

Paulo Barcelos congratula a Gruta das Torres e a Direção Regional de Ambiente que tem sabido zelar pela integridade da gruta.

– Presidente da Associação Os Montanheiros:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *