A associação os Montanheiros, marcam presença numa Eurorando

A Associação Os Montanheiros organiza um programa anual de percursos pedestres abertos à população da ilha Terceira desde o ano de 1988, dispondo assim de uma experiência acumulada profunda e única nesse domínio. Sem embargo há sempre espaço para algo de novo. E neste caso para algo de mais vasto.

Pela primeira vez os Açores vão marcar presença numa EURORANDO, a iniciativa maior da federação europeia ERA. A nossa caminhada do próximo dia 8 de Maio foi incluída no calendário oficial da EURORANDO 2016, através de uma parceria estabelecida com o CAAL (Lisboa).

“E o que é isso de EURORANDO, CAAL e ERA?”, perguntam naturalmente vocês. A European Ramblers Association (também conhecida pelas siglas EWV ou FERP, das suas outras línguas oficiais), é a federação europeia de pedestrianismo. Congrega associações de 34 países, que representam “apenas” cerca de 3,5 milhões de praticantes filiados (é provavelmente a maior federação desportiva do mundo no que toca aos escalões etários mais altos…). Funciona como um espaço de intercâmbio de experiências e de know-how, de debate de problemas e suas possíveis soluções e também como interlocutor único junto do poder politico europeu em matérias sensíveis como o direito de acesso à natureza, a protecção legal dos trilhos pedestres, a formação e acreditação de quadros técnicos, as relações entre saúde e prática desportiva, etc. Gere uma rede de 12 enormes percursos marcados que atravessam a Europa de lés a lés em todos os azimutes e, claro, procura juntar os praticantes do continente, quer através da organização pontual de encontros internacionais, quer através de uma iniciativa periódica de envergadura sem par – a EURORANDO. Trata-se de um evento quinquenal que se divide em duas partes: um conjunto de caminhadas locais promovidas pelos vários filiados um pouco por toda a Europa, de Outubro a Setembro, e uma Semana Final em que um enorme número de praticantes internacionais se reúne numa dada região, sob a égide de uma associação anfitriã, numa fusão entre desporto, convívio e festa.

Depois de uma edição menos conseguida em 2011, a EURORANDO 2016 pretende deixar para trás os tempos difíceis e apresenta-se com ambição renovada. A fasquia está muito alta: objectivo de mais de 500 caminhadas durante o ano, para um total de mais de 100.000 participantes! A semana final está a cargo da associação sueca STF. Foi dimensionada para 5 a 7 mil visitantes e decorre de 10 a 17 de Setembro na Scania, a península do extremo sul do país. Serão seis dias de caminhadas guiadas, escolhidas a gosto a partir de uma oferta de 82 percursos diários possíveis (!), num raio de 100 km com centro na cidade de Helsinborg (para saber mais ver www.eurorando2016.com ).

O CAAL – Clube de Actividades de Ar Livre – é o mais antigo filiado português da ERA e a associação pioneira do pedestrianismo em Portugal (enquanto actividade desportiva autónoma de outras bem mais remotas, como o montanhismo, o “campismo” do tempo dos nossos bisavós ou a espeleologia). É o organizador da Marcha dos Fortes – a maior iniciativa regular da modalidade a nível nacional – cuja mais recente edição foi também a primeira caminhada da EURORANDO 2016 em Portugal. Interveniente activo nas deliberações e iniciativas da ERA, o CAAL é, até prova em contrário, o único filiado português envolvido no evento deste ano, com vários percursos confirmados na região de Lisboa. Foi também a única entidade nacional presente no passado dia 27 de Setembro em Hrčava, o remoto ponto triplo entre a Eslováquia, a Polónia e a República Checa, juntamente com representantes dos ramblers de mais 12 países europeus, na simbólica caminhada inaugural da EURORANDO 2016. E, claro, vai estar em força na semana final da Suécia. Um protocolo assinado entre as duas instituições possibilita aos sócios da Associação Os Montanheiros participar nas actividades organizadas pelo CAAL. Alguém quer vir?…

Dia 8 vamos fazer parte de uma casa maior.Dia 8 estamos na EURORANDO!

Paulo José Mendes Barcelos                          José Gabriel Silveira e Paulo

Associação Os Montanheiros            Delegado do CAAL junto da ERA

7.5.2016 Serbia Besnjaja
7.5.2016 Czech Republic Křinice
8.5.2016 Sweden Arild
8.5.2016 Portugal Terceira Island, Azores
8.5.2016 Spain Vigo
8.5.2016 Slovakia Tvrdošín
8.5.2016 Malta Bahar ic-Caghaq
8.5.2016 Sweden Snogeholm
10.5.2016 Germany Hamburg
12.5.2016 Denmark Ulfborg

Para ficar a par desta iniciativa, clique em: (http://www.era-ewv-ferp.com/events/eurorando-2016/eurorando-walks/)