
O  Núcleo dos Montanheiros de S. Jorge reinicia as suas caminhadas pela  natureza escolhendo percursos diferentes do habitual com o intuito de  dar a conhecer aos seus associados e simpatizantes algumas das paisagens  menos conhecidas da ilha de S. Jorge, nomeadamente a cumeeira central,  onde estão localizados os principais centros eruptivos do vulcão de  1808. 
 A primeira caminhada da  temporada será ao “Pico das Caldeirinhas – Brenhas – Pico Maria  Pires” e terá lugar no dia 26 de abril pelas 15H, sendo o ponto de  encontro a Bomba de Combustíveis da Urzelina.   O percurso terá uma duração de aproximadamente 3h30min e serão percorridos cerca de 5 km com um grau de dificuldade médio. Durante o percurso teremos oportunidade de observar as “Bocas  do Fogo” por onde saíram as lavas da erupção de 1808, localizadas sobre  a freguesia da Urzelina, várias plantas da flora endémica dos Açores,  os algares do Pico Maria Pires e disfrutar de uma vista panorâmica sobre  as ilhas do grupo central e a ponta Oeste da ilha de S. Jorge. 
  Gostaríamos que esta e as próximas atividades promovessem o reencontro  dos associados do núcleo dos Montanheiros de S. Jorge, proporcionando  agradáveis momentos de convívio. Venha caminhar connosco, respirar o ar  puro da Serra, tirar bonitas fotografias e partilhar agradáveis momentos  junto da Natureza.

